SANTA INOCÊNCIA...!

Diálogo entre pai e filha de 7 anos :

- Vamos para casa esperar a irmã.
- E se ela ainda não chegou ?...
- Quer dizer que vai chegar .
- E se nunca chegar ?
- Bem se nunca chegar, tem que haver uma razão. Diz-me que possíveis razões ?
- Bem... Podia abrir a janela e saltar...
- E onde está agora ?
- Pode andar por aí.

Santa inocência, o que eles dizem... É que é verdade que há cada vez mais gente que anda por aí...

Saúdinha

CAIO MÁRIO


Caio Mário viveu no primeiro século antes de Cristo, no tempo da República de Roma. Não tinha origem aristocrática, mas foi o Primeiro Homem de Roma. Provinciano de Arpino apenas chegou a senador através do casamento com uma Patricia, da gens Julio, uma das familias mais antigas de Roma.

Grande Chefe militar fez a campanha da Numidia, capturando o rei Jugurta e tornando o Norte de África uma provincia de Roma. Depois, defendeu Roma dos ataques dos Cimbrios e dos Teutões, sendo adorado pelos seus soldados e invejado pelas mais conservadoras familias Romanas. Em Áfica terá consultado uma "bruxa" que previu que Caio Mário seria cônsul sete vezes. Nesse tempo, a tradição, era a de que alguém só era cônsul um ano!

De facto, Caio Mário foi cônsul seis anos seguidos, pois era o único que podia derrotar os Germanos e Gauleses. Foi eleito várias vezes in absentia, coisa rara nessa época.

Foi o Primeiro Homem de Roma. A par das campanhas que desenvolveu e que tornaram Roma Grande, foi o autor de grandes reformas do Estado. Os seus exércitos eram capitte censi, ou seja não possuiam terras nem dinheiro, e Caio Mário deu-lhes terras, depois de desmobilizar, terras dos países que ocupara. Isto foi uma revolução, pretendia evitar problemas sociais com esses legionários depois de cumprirem a sua missão, poupou o tesouro de Roma e espalhou a maneira de ser Romana pelo mundo. Fez muitas outras reformas através de seus tribunos na Assembleia da Plebe. Este Italiano foi decididamente o terceiro Fundador de Roma.

Já afastado, por uma trombose, era respeitado pelo povo e até pelas familias patricias. No tempo da Guerra Italiana, chamado a comandar um exército teve outra trombose. Foi acompanhado pelo seu sobrinho, Caio Julio César, futuro César, na altura com 11 anos. Ensinou muito ao seu sobrinho.

Mais tarde, quando Sila era cônsul, e o Rei Mitridates do Ponto, invadiu a provincia da Ásia, Sila preparou-se para combater, tendo mobilizado as legiões que tinham sido de Mário, este conspirou para ser retirado o consulado a Sila e ir ele, como Comandante, para a Ásia. Fazendo fé no que a feiticeira africana tinha previsto, Mário queria ser cônsul pela sétima vez. Iniciou uma guerra civil, usando um exército de escravos e libertos, marchou sobre Roma, onde se fez eleger cônsul. Foi um consulado de apenas uns dias. Mas dias de verdadeiro inferno. Foi uma carnificina total. Senadores foram mortos e as suas cabeças espetadas em paus e mostradas à populaça no Fórum. Depois teve um ataque e morreu.

Lembrei-me desta história ao pensar no nosso Mário. Na minha opinião, Mário Soares ficou ligado à História do nosso país do séc. XX. É, para mim, indiscutível que teve um papel importante na luta contra o antigo regime, na luta pela Democracia e Liberdade contra a ideia da revolução comunista, na entrada do país na União Europeia (na altura Comunidade Europeia), foi ele, ou os seus governos, que salvaram o país da bancarrota através dos acordos com o FMI. Finalmente, estou convencido que foi o grande arquitecto da função presidencial através de dois mandatos que uniram os Portugueses. Era uma figura da Nação, a sua opinião sempre escutada e merecedora de todo o respeito da Pátria.

Agora, candidatou-se... Terá alguma velha bruxa dito que ele seria presidente pela terceira vez ?... Considera-se ele o Pai da Nação, o Único, o Poderoso ? A arrogância chega a tal ponto que não quer dar espaço a ninguém, ofuscado pelo seu brilho não percebe que o seu tempo passou...

Tão obcecado pela sua pessoa, não entenderá que perdeu toda a Dignitas e o seu Cursus Honoris ! Ah, Caio Mário !!

Saúdinha !

A GLORIA DE UMA NACAO

Levanto-me. Rotina do costume: pequeno-almoco e Escola para a canalha e depois trabalho. Única diferença: é necessário adaptar a indumentária à longa e fria noite que me espera.

No trabalho a manha passa depressa. O corpo e a cabeça estão nitidamente dessincronizados: enquanto o primeiro tecla maquinalmente no computador a segunda sonha com os grandes feitos do clube e outras memoráveis noites Europeias.

14:00. Está na hora. Uma ganda peta ao chefe e aqui vai o vosso repórter juntar-se à Maré Vermelha.

Ponto de encontro: o Café Portugal. Tempo para uma mine e discutir as últimas. As camionetas já estão à espera. São três.

Entro e sento-me.

À minha frente uma moça interrompe o seu interlocutor: - Foda-se! Caralho! Não me digas que o Simão não joga mesmo!

Atrás de mim dois engravatados discutem as qualidades do novo Director-Geral da Cooperação que, ao que parece, entrou com cunha do Barroso.

Ao meu lado dois genuínos usam a sua sabedoria para dar a táctica para esta noite; - a equipa tem que ser como um cimento bem feito: forte e consistente para aguentar os embates mas com a fluidez necessária para que possa ser projectado! (ah! Koemann se os pudesses ouvir!)

No corredor passa um Irlandês que teima em acompanhar o Benfica. Já o conheço de outras viagens!

O meu companheiro de banco informa-me: integrado na comitiva vai um comissário da polícia Belga que pediu a uns colegas para escoltarem as camionetas até à saída de Bruxelas. Não há sinal vermelho que pare a Maré!

É isto a grandeza do Benfica! É isto a Nação Benfiquista!

Saímos de Bruxelas (de facto escoltados pela polícia!?) e a verdadeira jornada começa.

Nos altifalantes depressa as Pussycat Dolls dão lugar a temas mais apropriados:

Somos Benfica,
Somos Paixão,
Somos a Glória
A Voz mais alta de uma Nação!

Fico arrepiado…

Para entreter a viagem há mines e sandes de presunto: os organizadores são veteranos de outras campanhas, sabem o que é preciso para aguentar uma viagem de 4 horas!

De repente uma placa indica-nos: França. Pronto! Estamos em território inimigo. A partir de agora olhos abertos e ouvidos atentos… os piolhosos são capazes de tudo!

A camioneta galga os quilómetros sofregamente como que solidária com a ansiedade dos seus passageiros. Já não é o gasóleo que a move; são os sonhos e as esperanças desta gente; esperança de poder voltar a casa com o peito cheio de renovado orgulho em ser Benfiquista e Português!

Estamos quase!

Benfica! Glorioso! SLB! SLB! A animação cresce e chega ao rubro quando nos começamos a cruzar com outros adeptos Benfiquistas.

Chegámos! Quando saímos da camioneta o espectáculo é desconcertante! É uma verdadeira Maré Vermelha. E apesar de o Lille também usar o vermelho, não há confusão possível: Estes são Portugueses! Portugueses de todos os cantos da Europa!

Que pena que eu tenho de não ser poeta para poder cantar esta gente! É a Nacao Benfiquista, é a Glória de um povo que aqui está representada!

Quando entramos no estádio quase não consigo conter uma lágrima; isto já não é uma Maré… é um Tsunami que devorou o grandioso ‘Stade de France’. Os piolhosos nem querem acreditar no que lhes aconteceu.

No placard e nos altifalantes é anunciado: Vocês são 76.000; bateu-se o record de assistentes em jogos de equipas Francesas.

A multidão fica ao rubro! – Foi preciso o Benfica vir a França para que se conseguisse encher um estádio de 80.000 lugares.

O jogo começa! ………

Enfim, foi o que vocês viram!

No fim do jogo o sentimento é consensual: a viagem valeu pela oportunidade de ver este espectáculo único que, acredito sinceramente, nenhum outro clube do mundo seja capaz de proporcionar: por um dia Paris esteve aos nossos pés!

FUMANDO UM PENSATIVO CIGARRO


Com licença do autor da frase (Eça, creio) estava este escravo da caneta fumando um pensativo cigarro e matutando nisso mesmo.
Deixei de fumar há 4 anos e meio e de repente, apeteceu-me fumar (não vociferem) uns cigarros. Cheguei à conclusão que nestes 4 anos e meio algo se alterou em relação à atitude perante os fumadores.
Fumei desde os meus treze anos (ainda me lembro do 2002 control), e nunca me senti marginalizado. Sei tudo sobre a estupidez de fumar (eu deixei, não deixei ?), apenas quero constatar a diferente atitude que existe acerca dos fumadores. É impressionante.
- Estás a fumar aquiiiiii ?!? Vai lá para fora! Olhó fumo !
Os grupinhos de fumadores, ao frio, ao vento e à chuva numa cumplicidade teimosa e espartana aguentam, com deleite e volúpia, deliciando-se com o seu fruto proibido...Às vezes quando vou para a minha varanda, em dias de vento lembra-me a asa da ponte de um navio. Golas levantadas a apanhar a brisa...
E divagando como gosto, surgiu-me a directiva que proíbe a colher de pau na cozinha, o fim do velho jarro de vinho, a proibição do bacalhau seco pendurado na mercearia...
Que caminho é este ? Para onde vai ? Apertos de mão com luvas ? Beber a bica por palhinha ? Cortar uma carcaça sem tocar na dita ? Desinfectar a retrete e o lavatório ? Chegaremos a um mundo completamente asséptico ? E os beijos ? O doce linguado ? E o resto ?
Saúdinha
PS Aguardo com incontida ansiedade o primeiro post do único, incomparável Antonix.

FORÇA SLB


0-0 em Paris. Melhor resultado que a exibição. Aliás exibição de uma pobreza franciscana. O Povo Benfiquista, e os Emigrantes mereciam mais. Resta-nos a certeza que a chama imensa não se apagou. Benfica-Man United - Fantástico. Julgo que o Man United apenas uma vez na História da Liga dos Campeões ficou na primeira fase. Há mais de 10 anos!
Tarefa impossível ? Tarefa díficil, mas...
Imagino o nosso repórter destacado. Queremos o post sobre esse Lille-Benfica !

Saúdinha

ULTIMA HOREX

Acaba de ser criado (agorinha mesmo) um novo movimento civico. Denomina-se Movimento Tweety e tem como ponto unico do seu manifesto:

- Queremos tornar Portugal num país Feliz.

UMA IDEIA PARA PORTUGAL

Eu tenho uma ideia para Portugal!

Qualquer coisa como uma mistura entre o colorido Espanhol, uma imagem de marca como a da Suica e uma prosperidade como a Irlandesa.

PERGUNTEX

Quando estamos num engarrafamento quantos carros podemos deixar entrar/passar antes de passarmos de 'gajo porreiro' a otário?

CONFUSOES

Ontem na televisao vi uma jovem aluna do Secundário que acabara de receber um prémio devido a um excelente trabalho de experimentacao cientifica. E dizia a moca:
- Nós somos tao bons como os Europeus...

Acho que há por aí uma mensagem que nao está a passar!

BOAS NOTICIAS

Parece que o Sharon está mesmo decidido a trabalhar para conseguir a paz. Era bom para o mundo que o problema da Palestina amainasse.

Parece que a Angie está mesmo decidida a implementar medidas dificeis mas necessarias. Era importante para o mundo que a Alemanha retomasse a sua pujanca.... económica.

EXPLIQUEM-ME COMO SE EU FOSSE MUITO BURRO !







O meu amigo Ambrósio vinha ofegante...
- Epá sabes que morreu um militar português no Afeganistão ? E o Mário Soares já veio dizer que em tempos escreveu um artigo dizendo que era contra a nossa presença no Afeganistão e portanto...
- Mas, ele é candidato a Presidente, Portugal tem os seus compromissos e ele diz isso ?...
- Claro, ele é contra. Se calhar, se ganhar manda vir os soldados ...
- Mas isto é uma missão da Nato, a pedido da ONU, de manutenção da paz... E ele quer ser o Chefe de Estado !!! Não entendo. Epá, explica-me como se eu fosse muito burro !!


O meu amigo Ambrósio é grande lagarto. Veio ter comigo, uma manhã muito perturbado :
- Estava convencido que o meu clube era um exemplo de gestão. Com a presidência do Dr. Roquette, o projecto era um farol para todo o futebol português, e agora esse grande ex-presidente do SCP, João Rocha, vem dizer que se o projecto é aumentar o passivo do clube como nunca aconteceu, acabar com as modalidades amadoras e passar de quase noventa mil sócios para 30 mil pagantes, não apoia, não se revê nesse projecto...
- O quê ? Mas o projecto, o grande projecto! Um exemplo de gestão profissional exemplar...
- Pois é. Mas afinal... José Roquette, depois o cooptado Dr. Dias da Cunha e depois o cooptado Filipe Soares Franco são grandes empresários, gente séria, mas o João Rocha...
- Epá, explica-me como se eu fosse muito burro !


O amigo Ambrósio está muito atento a tudo o que tenha a ver com as eleições presidenciais.
- Olha, sabes que o Cavaco não é politico profissional ? Está muito acima disso. Ele não se mete nessas tricas politicas.
- Mas ele foi líder do PSD, 1º ministro durante 10 anos, aliás uma figura determinante na nossa evolução como país, concorreu e perdeu as eleições presidenciais e agora, passado o consulado do Jorge Sampaio, está outra vez na corrida! E agora preparou-se melhor. É para ganhar. Há quem diga que anda há dez anos a preparar-se. Não é politico ? Não percebo .
- Não. Não é como os outros. Não é profissional da politica. Ele é professor da Universidade.
- Mas não lhe pagaram o ordenado como 1º ministro ? Não recebe a pensão de ter sido 1º ministro ? E parece que não é nada má!... Mas, o Chefe de Estado não tem que ser politico ? Epá, expliquem-me como se eu fosse muito burro !!



O Ambrósio sempre admirou muito o Maradona. Grandes discussões tivemos onde eu defendia que o Pelé foi o melhor jogador de todos os tempos e ele que não, o Maradona foi o maior génio da bola. Encontrei-o muito cabisbaixo e tristíssimo :
- O que foi Ambrósio ?
- Então o Maradona foi convidado para estar na festa de homenagem do Júlio César em Dortmund, onde estiveram muitos grandes jogadores, e não foi.
- Porquê ?
- Primeiro enviou um fax dizendo que por razões médicas não podia ir. Passado cinco minutos enviou novo fax dizendo que por 200 mil euros arranjava forma de ir...
- Não consigo perceber. O Maradona, o maior jogador de futebol de todos os tempos, numa festa de homenagem, para jogar uns minutos pediu 200 mil euros ?
- Pois foi. Numa festa de homenagem, de carácter solidário, altruísta até, ele foi de uma ganância vergonhosa...
- Epá, não consigo entender como isso é possível. Explica-me como se eu fosse muito burro !


O Ambrósio também está sempre atento às questões internacionais.
- Sabes que o Donald Rumsfeld veio dizer, a propósito das informações sobre a existência de armas de destruição maciça no Iraque, que houve erros, mas que esses erros foram de boa fé ?
- O quê ??Mas erros são erros, não há erros de boa ou má fé !
- Mas ele diz que foram de boa fé. O que parece querer indicar que foram erros intencionais. Se houve boa fé...
- Epá, explica-me como se eu fosse muito burro !!

Saúdinha

VIDEX



Mas tem que ser com café expresso, Jameson e natas batidas naquele ponto certo!

25 anos... uma vida.

Em 1974, levado “pela mão” do meu tio fui pela primeira vez ao Estádio. Deslumbrado, vibrei com a incerteza do resultado, com a emoção dos golos falhados, amargurado com o penalty que não foi, senti a fé da multidão e o desespero do golo na própria baliza. Vivi hipnotizado as arrancadas do extremo direito, as pernas tortas do extremo esquerdo, a ausência forçada do grande goleador, a esperança da vitória até ao fim o desespero do empate. A minha alma tornou-se clubista e desde aí pertenço à nossa equipa. Tinha 10 anos.

Passados alguns anos, tornei-me sócio. Acompanhei tantos jogadores, treinadores, vitórias e derrotas. Sofri muito e sonhei bastante. Nervoso, acompanhava os jogos fora em cada fim-de-semana através dos relatos e ía ao Estádio passando por filho de alguém, para não pagar bilhete. Grandes explosões de alegria tive muitas, lamento não ter assistido ao jogo em que esmagamos o rival, discussões intermináveis em que mesmo sem razão (e mesmo cheio dela) argumentava, irritava-me, magoava-me e renovava a fé. Ai memória!! Agora sem tanto drama assisto comodamente a todos os jogos e percebo que a glória e o fracasso estão tão próximos...
Vou receber o emblema simbólico de 25 anos de sócio. Gostaria de partilhar convosco o orgulho de ser parte deste grande clube e ele ser também parte de mim. 25 anos... uma vida. Viva o Sporting!

I'm a bird!

Acabei de descobrir que tenho uma personalidade semelhante à do Tweety!

I think I saw a pussycat....

EXAMEX

APROVADO COM DISTINÇÃO
Três investigadores portugueses, chefiados pela Dra Paula Ferreira, do Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar patentearam uma vacina contra a cárie. Neste momento as experiências só foram feitas em ratos. Vão aos Estados Unidos tentar arranjar financiamento para continuar o projecto. É um grande exemplo de como Portugal tem que evoluir. Imaginem, uma vacina contra as cáries ! Muito bem !
APROVADO
Manuela Ferreira Leite disse que não votaria contra o Orçamento. É um exemplo de sobrepor o interesse do país aos interesses partidários. Esperemos que mais gente comece a pensar e actuar assim. Aprovado !
REPROVADO
Um abaixo-assinado subscrito por militantes do PS insurge-se contra Manuel Alegre por este não se demitir dos cargos que detém no PS pois está contra a candidatura oficial do partido. Mas isto ainda passaria, agora compararem esta posição de Manuel Alegre com as candidaturas de Isaltino, Fátima Felgueiras e Valentim ... Caramba, não há minimos ?! Reprovado !
VERGONHOSO
A Justiça Portuguesa teve dois exemplos recentes que abalam a confiança que o povo Português tem (terá ?) nessa Justiça.
O acórdão do Tribunal da Relação de Lisboa fala em atitude persecutória e demencial na acusação a Paulo Pedroso. Diz o acórdão que as acusações foram "falsas, inventadas, contraditórias e delirantes", e que houve "tentativa de manipulação grosseira de depoimentos". Que Justiça é esta ?...
O outro caso foi o da Joana. A mãe e o tia da criança foram condenados com altas penas de prisão. Lembro que foi um tribunal com júri. Parece que essa condenação apenas está fundamentada nas próprias confissões dos arguidos durante a fase do inquérito. E estas foram obtidas sob tortura ! É espantoso ! Como é possível ? Segundo o advogado António Marinho a Relação só pode anular esta sentença ! Que Justiça é esta sr. Procurador ? Vergonhoso !

ONDE ANDA O ANTONIX

Ultimamente, por onde quer que vá, as várias centenas de leitores do Merdex que me reconhecem abordam-me sempre com a mesma pergunta:

- Oh Harpic! Onde anda o Antonix?

Calma leitores! O Antonix não deixou enferrujar a sua pena e cedo estará aqui a embasbacar-vos com as delícias da sua prosa.

A razão porque isso ainda não aconteceu mais cedo é somente porque ele está em reflexão sobre se avança ou não para uma candidatura presidencial.

Sob o risco de cometer alguma inconfidência não vos adianto mais nada mas deixem-me que vos diga que nem vale a pena tentar telefonar-lhe porque ele está incontactável e nem atende o telefone.

ELEICOES PRESIDENCIAIS

Ontem estava eu no café, entretido a comparar os manifestos eleitorais dos vários candidatos quando me chega um tipo que, com uma amigável palmada nas costas, me diz:

- Eh Pá! Não percas tempo com isso porque tu não podes votar.
- Não posso votar? – perguntei incrédulo.
- Não, não podes! – confirmou-me ele.
- Oh Pá! Não me digas!?
- Pois é pá, não podes mesmo votar.

E com isto o meu amigo saiu do café. Eu, de espantado que fiquei, só depois reparei que não lhe tinha perguntado porquê; Porque não podia eu participar num acto que tinha como objectivo escolher o mais alto representante do país que me viu nascer e do qual eu sou cidadão, com bilhete de identidade e tudo. E fiquei a matutar nisso:

- Será pelos meus antecedentes criminais? Teria aquele episódio quando me levaram para a esquadra porque estava a fumar um charro à porta da policlínica ficado registado no meu cadastro?

- Ou então será porque chumbei o 9º ano por faltas? Será que esta mancha no meu curriculum académico me torna incapaz de exercer o meu direito ao voto?

- Também pode ser porque tenho hemorróidas? Talvez haja alguma relação que eu desconheço e as ditas tornam-me incapaz de efectuar um juízo racional sobre qual é o melhor candidato !

- E se for porque bati no Fernandinho? Se calhar o Fernandinho tornou-se pessoa importante na Nação e anda a mexer os cordelinhos para o pessoal não me deixar votar!

Porra, vou atrás do meu amigo para ele me explicar! É que tirando estas razoes não consigo pensar em mais nada que possa impedir um cidadão de efectivar a sua opinião sobre qual a pessoa mais valida para exercer o cargo de Presidente do seu país!

VIDEX

OSMOSE

Ontem ouvi aquele rapaz que era do PSD, o Eng. Qualquer Coisa, falar que no processo de integração dos imigrantes é desejável que se consiga uma osmose entre o integrado e o integrante. Lembrei-me logo de um exemplo: na Bélgica é tradição que durante os anos da Primária os alunos vão um dia por semana à piscina. O objectivo é não só lúdico como também ensinar-lhes a nadar o mais cedo possível como forma de prevenção. É preciso lembrar que por estas paragens existe um grande número de cursos de água que correm no meio das cidades.
Ora, houve escolas que devido a terem um grande número de crianças muçulmanas cancelaram estas idas à piscina. É que as raparigas muçulmanas não podiam acompanhar a classe devido à interdição que a sua religião lhes impõe de não mostrar o corpo em público!

Oh! Eng. era a isto que te referias?

Caimos sempre no mesmo: eu prefiro viver numa sociedade do que numa comunidade. Chamem-me o que quiserem!

PERGUNTEX

Será que se pode falar numa 'Geracao Herman'?

LET’S GO TO A STONING

Candidatos múmias, candidatos esfinge….
Candidatos que não falam, candidatos que falam com a boca cheia…..
Candidatos de esquerda, candidatos mais à esquerda, candidatos ainda mais à esquerda…
Candidatos economistas que não tem cultura, candidatos com cultura que não percebem de economia….
Candidatos muito velhos, candidatos muito novos….
Silvas, Pais Fundadores, Poetas, Operários e Intelectuais….
Porra! Não há Pachorra!

Pedradas neles todos!

INVESTIGACAOZEX

Na sequencia de denuncias recebidas na nossa redacao o Merdex lancou-se na investigacao de um caso que, a ser verdade, poderá abalar as próprias estruturas do Estado.

Segundo estas denuncias os últimos governos Portugueses teriam recorrido a uma técnica de manipulacao conhecida como “treta sistemática”. Através desta técnica os governantes são capazes de falsear a situacao das finanças publicas para assim a puderem usar como argumento para justificar certas manias dos ministros.

Aparentemente a “treta sistemática” tem sido usada para justificar algumas medidas como a contencao salarial. Afinal, existem indícios que a nossa economia vai de vento em popa e os governos teimam em querer controlar o crescimento salarial por mero capricho. Outras fontes referem mesmo que na base deste capricho puderao estar apostas sobre o nível de resistência dos trabalhadores Portugueses.

O Merdex promete nao poupar esforcos para escalrecer este caso.

Esquerda, Direita e a Mudança

Às vezes falta a perspectiva histórica. O desenvolvimento das civilizações é feito de mudanças por vezes lentas, outras vezes rápidas; e cada vez mais rápidas. É hoje consensual, pelo menos sob o meu ponto de vista os valores da Humanidade: a mulher e o homem têm a mesma dignidade e valor humano, que todos devem ter igualdade de oportunidades, direito a serem tratados com justiça, não serem prejudicados por diferentes opiniões. Todos estes valores são comuns à Esquerda e à Direita. Ambas as visões são necessárias na melhoria e aperfeiçoamento dos sistemas Democráticos.
Em qualquer lugar em que não foi permitida a discussão das diferenças, a crítica e a apresentação de diferentes soluções a sociedade estagnou. O bem colectivo sobrepõe-se ao individual? Até que ponto e a que preço? Devemos conservar os valores dos nossos antepassados? O poder político e o poder económico são antagónicos ou complementares? A vida e a morte são negociáveis? Os direitos e os deveres estão no mesmo patamar? A solidariedade com os mais desprotegidos e fracos é obrigatória? Os Turcos devem ser membros da União Europeia? A Revolução é legitima? O terrorismo é consequência da revolta e portanto irreversível?
Cidadãos de direita e de esquerda podem coincidir ou discordar em qualquer destes pontos dependendo das circunstâncias. Só sob uma perspectiva histórica e de memória se pode definir hoje alguém como de esquerda ou de direita. Mas existe certamente uma esquerda “esquerdista” que não consegue substituir a utopia que foram as grandes revoluções na União Soviética e na China. Atingido o apogeu do falhanço, sem argumentos, após anos e anos de crença, hoje voltam-se para uma atitude sobretudo de “quanto pior, melhor” e procuram a revolução. Serão de esquerda? Também de direita continua a haver quem defenda a superioridade da raça, a diferença dada pelo nascimento e resolva tudo pela força bruta contra o mais fraco. Estas esquerdas e direitas não respeitam as diferenças e se atingissem o poder teríamos as diversas ditaduras. Com optimismo digo que a maioria está no tronco comum, respeitando as minorias, as diferentes opiniões e sabendo admitir o erro. O Mundo está a sofrer uma mudança que nos vai afectar a todos. Para dois terços do planeta a sobrevivência atroz tem sido o modo de vida. Para o restante (sobretudo o “chamado Ocidente”) tem sido um mar de rosas... A diferença abissal de tão injusta dói.Será que a mudança vai atenuar esta gritante má distribuição? Obviamente que sim. Porque os homens e mulheres chineses, indianos, brasileiros, etc assim o querem e para isso estão dispostos a sofrer agora para as futuras gerações colherem. Os “ocidentais” vão perder o seu lugar no mundo? Não sei. Mas dentro dos nossos valores temos que nos preparar para a mudança. E a luta agora é essa: não entre esquerda e direita e sim entre os que querem enfrentar a mudança e aqueles que a negam e só admitem conservar aquilo que têm.

OUTRA PERSPECTIVA

Estando este repórter no barbeiro, ouviu uma discussão acerca de uma noticia do Correio da Manhã :
Uma prostituta brasileira de Bragança (?), morreu com SIDA. Tinha tido 1300 relações sexuais no último ano. Tinha grande procura pois fazia ao natural, sem preservativo.
Matutei naquilo. Não na questão da produtividade da senhora, que embaraçaria muitos Belmiros, pois descontando os fins de semana seriam despachados cerca de 5 clientes por dia, nem na forma como foram contabilizadas as ditas relações (imagino um consciente guarda-livros a assentar no caderninho as cambalhotas do dia...), nem sequer quero pensar nos cavalheiros, de certeza representando as forças vivas da região, a irem buscar o resultado do exame ao HIV...
Pensei o que pode levar uma pessoa a espalhar o vírus, como se de uma vingança se tratasse.
E, noutra perspectiva, se eu, ou tu, ou alguém, digamos, sem assumir comportamentos de risco, fosse infectado com o HIV. É possível, na barbearia, no hospital, eu sei lá, acontece.
Ninguém consegue entrar na intima solidão do sentimento de alguém a quem isso acontece. E até que ponto é que haverá gente que perversamente, nestas condições, diga : Não vou sózinho. Não sei se foi o que aconteceu à gaja de Bragança, nem me interessa, quero chegar é ao sentimento de revolta.
E desfocalizando, extrapolando a questão a outros dominios direi que há muitos revoltados de tantas revoltas.
Saúdinha

FALTA QUALQUER COISA


Fim de semana sem bola é como comida sem sal. Falo do futebol dos pontos, a sério. Aquele bichinho, aquela tensão, aquele desejo/esperança que o rival perca e o nosso ganhe 15-0 !
Temos que aguardar para a semana com o insolúvel Braga-Benfica, nervoso Porto-Académica e o periclitante Penafiel-Sporting .
Saúdinha .

OPINEX I

O MERDEX abre uma nova rubrica de opinião. A opinião é livre e pessoal e não compromete o Blog.
Portugal está em crise. Crise económica, social e de valores. Não se vê saída para essa crise. Dura há séculos.
Os Portugueses dizem mal do governo, dos partidos, dos patrões, dos professores, dos juízes, dos funcionários públicos, médicos, enfim, é tudo mau.
Em vez de pensar o que é que Portugal pode fazer por nós porque não pensamos o que é que nós fazemos por Portugal ? (Kennedy).
A verdade é que o geral dos Portugueses não está para se chatear. Quantos se voluntarizam para a Administração do seu Condominio ? Quantos fazem parte da Associação de Pais ? Quantos é que perdem tempo em acções de Voluntariado ? Quem faz parte de partidos politicos ? Petições ? Manifestações ? Sindicatos ? Associação de consumidores ? Reuniões na escola ? Sugestões na Junta de Freguesia ? Resumindo, é raro aquele que assume as suas responsabilidades de Cidadania, e exige ou gasta o seu tempo para o nosso bem comum. Ir votar é muito curto.
Faz-se grandes moradias e depois não há acessos. Como se tolera isto ? Porque é que as pessoas não se unem para exigir aos poderes que cumpram com as suas obrigações ?
Os Portugueses não se estão para se chatear!
Nós queremos é aumentar o crédito à Habitação para comprar um carro novo e não resistimos a trocar de telemóvel, para ter o último grito.
Como saír disto ? O diagnóstico está mais que feito. O próprio Conselho Económico Europeu já nos disse, o que todos já sabemos : Reforma na Justiça, Combate à fraude e evasão fiscal, Reforma na Administração Pública, Privatizações e Liberalização da legislação laboral.
Toda a gente sabe isto. O governo actual e o anterior sabem que é preciso fazer isto.
Vozes autorizadas falaram de um pacto de regime entre os principais partidos, sindicatos, empresários, Municipios, sobre estes temas. Um pacto em que se definiriam politicas estáveis para dez anos. Porque é que não se faz ?? Só assim é que se pode salvar o país do pântano em que está atolado.
Mas parece mais interessante continuar com as guerrinhas partidárias !
Mas isto não se faz sem a vontade dos Portugueses. E infelizmente não vejo o clic que faça despertar essa vontade. Apenas o futebol. Só o futebol nos faz unir num designio colectivo. Viva o futebol !
Alguém acredita que as Presidenciais vá resolver alguma coisa ?
O meu instinto diz-me que não temos solução.
Termino com uma minha convicção já antiga : O grande erro histórico de Portugal foi a Restauração da Independência em 1640.
Saúdinha

MARÉ VERMELHA INVADE PARIS

O Merdex investigou e está em condicoes de confirmar a veracidade desta noticia e da dimensao da maré vermelha que vai assolar Paris (e nao, nao tem nada a ver com carros incendiados!).

Perante a grandiosidade do evento o Merdex decidiu enviar um enviado especial para fazer a cobertura exaustiva do dito.

NOTA DA REDACAO

O Merdex sempre foi um jornal aberto ao Mundo onde nunca emitimos juizos de valor sobre credos, cores ou opcoes. O nosso objectivo é informar o leitor e deixar-lhe o espaco para ser ele a formar a sua propria opiniao.

Neste espirito de abertura decidimos, numa iniciativa inédita, abrir um espaco destinado a publicar outras visoes do Mundo que nao as nossas. Abrimos assim uma lista de Correspondentex.

A inclusao nesta lista está sujeita a rigorosos critérios de seleccao e somente aqueles que se mostrarem capazes de ombrear com o nivel qualitativo do Merdex poderao aspirar a ver o seu nome aí incluido.

Os primeiros Correspondentex selecionados, A Revisao da Matéria, sao uns jovens que pela qualidade dos seus textos e pela irreverencia das suas abordagens conseguiram granjear o respeito da Redacao do Merdex. Bem vindos!

CONSULTOREX

Querido Merdex,

Ajudem-me a resolver esta minha dúvida existencial: tenho aguentado estoicamente as diversas palhaçadas do nosso presidente (o telefonema de Cabo Verde, o comunicado do Miguel, a entrega das cassetes aos ministros,…). No entanto, esta última do ‘não vou senão eles ficam tristes’ parece-me já um pouco de exagero.
Serei um Papagaio?



Tá-se bem Merdex,

O people do Casal Ventoso tá com os brothers da Francia. Ontem teve aqui um calmeirão dóculos que parla duma maneira bué de exquisita e disse cagente também tem direito a mandar uns pópós pó galheiro. Men, manda ai a receita do tal Molotov pá gente curtir uma beca.


Caro Merdex,

Numa entrevista na televisão o meu candidato explicou-nos que essa história da economia afinal não passa duma ganda tanga do outro candidato para confundir o pessoal. Também nos explicou que não há problema em gastar mais do que o que temos desde que a gente tenha ideias. Ora como eu sempre tive muitas ideias (lá no bairro até me chamavam O Idiota) passei da teoria à prática e … toca a gastar!
O problema é que eu não vi a segunda parte da reportagem e perdi a parte onde ele explicava como se faz para ‘o dinheiro aparecer’. Podem passar de novo?


Merdex,

Como grande benfiquista que sou aderi de imediato à nova campanha ‘Seja o novo olheiro do Benfica’. Maldito dia! Desde então a minha vida tem sido um inferno e tornei-me o alvo da chacota de amigos, vizinhos, conhecidos e até do cabrão do padeiro. As piadas e trocadilhos atingiram o cúmulo quando no outro dia me mandaram ‘levar no olheiro’. Será que posso pedir uma indemnização por danos morais causados pelo marketing do Benfica?

EXPLIQUEM-ME COMO SE EU FOSSE MUITO BURRO !

No outro dia, em conversa com o meu amigo Ambrósio :
- Sabias que o Mário Soares disse há uns tempos que nunca seria candidato a PR, seria um erro tremendo...
- O quê ?
- É verdade, ele considerava que os ex-Presidentes nunca se deveriam voltar a candidatar...
- Não entendo...
- O Mário Soares afirmou que seria muito negativo para a Democracia ele voltar a ser Presidente!
- Epá, explica-me como se eu fosse muito burro !...
Na semana passada encontrei-o no café da D. Adelaide :
- Sabias que o Chumbita Nunes, presidente do Vitória de Setúbal tem o seu principesco ordenado em dia, enquanto os jogadores não recebem desde Agosto ?
- Não percebo.
- Ele disse que é o único rendimento que tem e por isso...
- Mas, ... e os jogadores ?!
- Pois, foi o que eu pensei, mas ele afirma que vive daquilo, mas para os jogadores não há guito !
- Epá, explica-me como se eu fosse muito burro !...
Ontem estava à espera do elevador quando o Ambrósio chegou :
- Então o Alberto João Jardim disse que o comportamento do senhor Silva em relação ao Dr. Santana Lopes é causa para expulsão do partido e agora diz que vai dar todo o apoio à candidatura nacional e suprapartidária do Sr. Professor
- Mas ...
- É isso mesmo, há alguns meses quando o Cavaco não apoiou o Santana o Alberto João disse cobras e lagartos do "senhor Silva" e agora apoia-o com convicção.
- - Epá, explica-me como se eu fosse muito burro !...
Saúdinha

A GRANDE REVELAÇÃO


Merdex, sempre na mira da verdade nua e crua e após uma investigação de anos, está em condições de revelar a verdadeira razão porque Luis Felipe Scolari não convoca Vitor Baía !
Desde 2002 que os Portugueses se interrogam qual o crime, para o mais titulado jogador de futebol do mundo, não defender as nossas redes !
Será porque é testemunha de António Oliveira num processo contra a FPF ? Não, nada disso.
A verdade, a grande revelação é a seguinte : Luis Filipe, gaúcho de gema, enquanto adolescente passou umas férias em Salvador da Baía, onde conheceu o amor da sua vida ... Afinal, quando a coisa aqueceu, o nosso selecionador, então jovem e esbelto, sentiu que a sua amada ... estava de pau feito !!
Desde aí, Scolari jurou vingança a todos os Baianos, "essa corja de vagabundos e preguiçosos" e é essa a razão de nunca ter seleccionado o nosso grande Keeper.
Alguém conhece alguma razão mais plausível ?
Merdex solidariza-se com o grande Vítor e propõe aos milhões de leitores uma grande manifestação de apoio ao Guarda-Redes do FCP.
Ainda não conseguimos arranjar datas pois os Professores, Juízes, Militares, Alunos, PSP, Função Pública, Enfermeiros, etc já preencheram todo o calendário até 2024 !!
Saúdinha

EXAMEX

APROVADO - BCP
O BCP em parceria com a Fundação Gulbenkian e a Caritas inaugurou as primeiras sucursais do Banco de Micro Crédito. Destina-se áqueles que normalmente não teriam crédito mas tem ideias : desempregados, jovens, emigrantes. Abrem-se negócios, postos de trabalho... Muito bem. Aprovado
REPROVADO - PAULO BENTO
Paulo Bento novel treinador do SCP veio responder às críticas sobre arbitragens (o golo que entrou e não contou) dizendo-se prejudicado... Ó Paulo Bento, do Veiga e do Pinto da Costa já sabemos com o que contamos. Mas de ti esperávamos coisa diferente... Reprovado

MERDEX APOIA CANDIDATO A PRÉMIO NOBEL DA ECONOMIA


Representantes ao mais alto nível do Merdex estiveram hoje na Suécia promovendo a candidatura de Abel Xavier a Prémio Nobel da Economia.
A tese do candidato "como fazer uma carreira apenas com a imagem" tornou-se um case study. Este estudioso provou que mais vale parecer do que ser.
A tese é de que não é preciso jogar nada
à bola para fazer uma carreira em grandes clubes Europeus : Everton, Liverpool, Roma, etc.
Basta ter a imagem que me abstenho de comentar!
Merdex sempre a promover os nossos grandes vultos!
Saúdinha

O FIM DO CICLO DAS DEMOCRACIAS OCIDENTAIS ?

Em mais um exclusivo Merdex, o repórter conseguiu um grande furo jornalistico !
Garantem as nossas fontes que as Democracias Ocidentais estão moribundas...
Será verdade ?
Os cidadãos eleitores não confiam nos eleitos, essa cambada que apenas defende os seus interesses, acumulando pensões, subsídios de reintegração, lugares em Administrações ... E nós a vê-los...
Mas não são só eles. Quando, devido à Globalização, ao aumento de esperança de vida e à estagnação do crescimento económico, se torna evidente a necessidade de reformar os Modelos Sociais Europeus assiste-se a imensas manifestações para defender os direitos adquiridos . Toda a gente sabe que é necessário prescindir de algo, mas quando toca aos próprios... Ninguém abdica de um pintelho...
Mais, com a pressão da emigração, a Europa está cheia de "escumalha" (Sarkozy dixit) que não satisfeita com a possibilidade de melhorar a sua vida, comporta-se vergonhosamente afectando a nossa Segurança.
Há anos que a Europa não cresce. Como pode crescer ? Aumentando as exportações . E vamos vender a quem ? Aos Chineses ?...
O Petróleo a subir e sem alternativas energéticas a Economia Europeia afunda-se.
As pessoas que pensavam que a Economia cresceria sempre, andam sem confiança, inseguras, sem soluções e as ameaças ao seu bem estar acumulam-se.
A União Europeia perdeu todo o seu impulso, ninguém se lembra de uma tal Constituição Europeia, não se consegue alterar a PAC nem o Orçamento para 2007/2013, na Alemanha não há governo e anda tudo a abandonar o barco...
Perante este estado de coisas Merdex está em condições de asseverar que já cobriu episódios Históricos semelhantes há séculos atrás (ao tempo de Sir Lingrus e da taverna do Etrusco) e pode afirmar que o nível de vida dos povos se altera...
O que fazer ? Se os cidadãos que usufruem deste modo de vida não o defendem, quem o vai defender ?
Mas os nossos milhões de leitores podem estar descansados pois o repórter não descansa e vai farejar e informá-los do que se segue...
Saúdinha !

As verdadeiras noticias

Entao os jornalecos da nossa praca entretém-se a noticiar coisinhas como os desacatos em Franca, as presidenciais em Portugal ou as declaracoes da Filomena e deixam passar isto em claro?

Entao aqui nao há suspeicao de ilicito? Tráfico de influencias ? Pirataria informática? Ora esta!

Para o Merdex nao! Ranas tem cuidado porque nós vamos estar atentos... muito atentos!

O Merdex está de volta.

Pobres de vós.... de novo à merce das penas dos reporteres do Merdex!