ELEICOES PRESIDENCIAIS

Ontem estava eu no café, entretido a comparar os manifestos eleitorais dos vários candidatos quando me chega um tipo que, com uma amigável palmada nas costas, me diz:

- Eh Pá! Não percas tempo com isso porque tu não podes votar.
- Não posso votar? – perguntei incrédulo.
- Não, não podes! – confirmou-me ele.
- Oh Pá! Não me digas!?
- Pois é pá, não podes mesmo votar.

E com isto o meu amigo saiu do café. Eu, de espantado que fiquei, só depois reparei que não lhe tinha perguntado porquê; Porque não podia eu participar num acto que tinha como objectivo escolher o mais alto representante do país que me viu nascer e do qual eu sou cidadão, com bilhete de identidade e tudo. E fiquei a matutar nisso:

- Será pelos meus antecedentes criminais? Teria aquele episódio quando me levaram para a esquadra porque estava a fumar um charro à porta da policlínica ficado registado no meu cadastro?

- Ou então será porque chumbei o 9º ano por faltas? Será que esta mancha no meu curriculum académico me torna incapaz de exercer o meu direito ao voto?

- Também pode ser porque tenho hemorróidas? Talvez haja alguma relação que eu desconheço e as ditas tornam-me incapaz de efectuar um juízo racional sobre qual é o melhor candidato !

- E se for porque bati no Fernandinho? Se calhar o Fernandinho tornou-se pessoa importante na Nação e anda a mexer os cordelinhos para o pessoal não me deixar votar!

Porra, vou atrás do meu amigo para ele me explicar! É que tirando estas razoes não consigo pensar em mais nada que possa impedir um cidadão de efectivar a sua opinião sobre qual a pessoa mais valida para exercer o cargo de Presidente do seu país!

Sem comentários: