OPINEX I

O MERDEX abre uma nova rubrica de opinião. A opinião é livre e pessoal e não compromete o Blog.
Portugal está em crise. Crise económica, social e de valores. Não se vê saída para essa crise. Dura há séculos.
Os Portugueses dizem mal do governo, dos partidos, dos patrões, dos professores, dos juízes, dos funcionários públicos, médicos, enfim, é tudo mau.
Em vez de pensar o que é que Portugal pode fazer por nós porque não pensamos o que é que nós fazemos por Portugal ? (Kennedy).
A verdade é que o geral dos Portugueses não está para se chatear. Quantos se voluntarizam para a Administração do seu Condominio ? Quantos fazem parte da Associação de Pais ? Quantos é que perdem tempo em acções de Voluntariado ? Quem faz parte de partidos politicos ? Petições ? Manifestações ? Sindicatos ? Associação de consumidores ? Reuniões na escola ? Sugestões na Junta de Freguesia ? Resumindo, é raro aquele que assume as suas responsabilidades de Cidadania, e exige ou gasta o seu tempo para o nosso bem comum. Ir votar é muito curto.
Faz-se grandes moradias e depois não há acessos. Como se tolera isto ? Porque é que as pessoas não se unem para exigir aos poderes que cumpram com as suas obrigações ?
Os Portugueses não se estão para se chatear!
Nós queremos é aumentar o crédito à Habitação para comprar um carro novo e não resistimos a trocar de telemóvel, para ter o último grito.
Como saír disto ? O diagnóstico está mais que feito. O próprio Conselho Económico Europeu já nos disse, o que todos já sabemos : Reforma na Justiça, Combate à fraude e evasão fiscal, Reforma na Administração Pública, Privatizações e Liberalização da legislação laboral.
Toda a gente sabe isto. O governo actual e o anterior sabem que é preciso fazer isto.
Vozes autorizadas falaram de um pacto de regime entre os principais partidos, sindicatos, empresários, Municipios, sobre estes temas. Um pacto em que se definiriam politicas estáveis para dez anos. Porque é que não se faz ?? Só assim é que se pode salvar o país do pântano em que está atolado.
Mas parece mais interessante continuar com as guerrinhas partidárias !
Mas isto não se faz sem a vontade dos Portugueses. E infelizmente não vejo o clic que faça despertar essa vontade. Apenas o futebol. Só o futebol nos faz unir num designio colectivo. Viva o futebol !
Alguém acredita que as Presidenciais vá resolver alguma coisa ?
O meu instinto diz-me que não temos solução.
Termino com uma minha convicção já antiga : O grande erro histórico de Portugal foi a Restauração da Independência em 1640.
Saúdinha

1 comentário:

Anónimo disse...

Hombre, la vien este com las manias ibericistas...!