Está na ordem do dia a avaliação do desempenho dos professores. Depois da guerra da nova carreira docente (além das outras), os professores estão novamente em luta, convictamente, pelos seus ideais de "ser professor".
O Governo quer ter um sistema de avaliação que diferencie os professores e que essa diferenciação tenha consequências.
Os professores querem um sistema de avaliação, mas que não seja injusto e incentive a cooperação entre os professores.
Depois do memoradum de entendimento, espécie de tratado de paz, onde o Governo recuou, ao admitir que, para já, as avaliações negativas não teriam repercussões, no ínicio deste ano lectivo, ao definirem os objectivos individuais, os professores recusaram o processo. A avaliação depender do aproveitamento dos alunos era coisa perversa, além de que os avaliadores não perceberem da matéria dos avaliados não tinha pés nem cabeça e ainda, não tinham tempo para passar a vida a preencher fichas e a ter reuniões para a avaliação.
E com isto, chegámos à manifestação de 120 000 professores. Impressionante!
A ministra lá andou numa lufa lufa e admitiu os erros e aceitou as queixas dos professores. Os avaliadores são da mesma área, as notas dos alunos não contam (para já) e acabaram as fichas.
Os professores? Não aceitam este modelo. Só aceitam a SUSPENSÃO. Os professores querem a avaliação. Mas não este modelo. Os professores lutam, como nunca lutaram, pela suspensão deste modelo de avaliação.
Vi os prós e contras e raramente um programa destes foi tão elucidativo, na minha opinião.
No fim do programa, quando a Fátima perguntou ao secretário de Estado se estava preparado para alterar o modelo de avaliação e ele respondia que desde que não fossem alterados os principios de diferenciação e de consequências, ouvia-se Mário Nogueira: nunca foi regulamentado! nunca foi regulamentado! Referia-se ao anterior modelo de avaliação.
Hoje, nas reuniões entre o governo e os sindicatos, que não deu em nada, a não ser a exigência "formal" pela Fenprof da demissão da ministra, Mário Nogueira ía preparado, caso a ministra anunciasse a suspensão, com o modelo alternativo: baseado na auto avaliação e ponderação dos Conselhos de Escola.
O busílis da questão são as cotas! É só isso. O governo quer as cotas, os professores não admitem as cotas. E aqui está, na verdade toda a diferença entre um sistema de avaliação sério ou... ficarmos na mesma.
Eu sou de opinião, e perdoem-me os professores mas tenho direito a opinião, que só escolhendo os melhores se melhora o desempenho dos professores e com isso a educação dos nossos filhos.
E o que me agonia é ver e ouvir todos os partidos da oposição cavalgar esta onda contra o governo e os argumentos não passarem de: este modelo não! Somos a favor da avaliação mas com outro modelo! Este modelo tem que ser suspenso! Não passa disto! É de vómitos.
Mas, em ano de eleições, é uma guerra com consequências imprevisiveis.
Ontem, em Setúbal, numa manifestação de professores, alguém disse: temos que continuar unidos e em luta, numa altura em que estamos quase a dar a estocada final e, perdoem-me a expressão, vamos cortar um rabo e duas orelhas! Fino.
Quarta feira há greve. A luta continua.
Saúdinha
2 comentários:
As cotas não são mais que uma aproximação à distribuição normal, ou seja a maioria dos professores serão razoáveis havendo alguns bons balanceados com alguns maus. Mas escolher, decidir qual o melhor, o segundo melhor, etc, etc até ao pior, é muito difícil. Mas o reconhecimento do mérito, o critério da exigência são parâmetros a que não estamos habituados. Quero dizer que a politíca de Educação deste governo tem o meu apoio. Finalmente que se pretendem resolver os problemas. Pena é que os professores estejam contra, (os sindicatos desde há 30 anos que querem derrubar os governos, todos sem excepção); Porquê? Dá muito trabalho, não "gostam" que haja diferenças entre eles?
Os sindicatos desde há 30 anos são CONTRA. Dá ideia que foram eles e só eles que fizeram o 25 de Abril, só eles é que têm direitos, só eles é que têm moral.
Com esta "luta", os professores perderam toda a moral que ainda poderiam ter. É uma luta corporativa que, quanto a mim, tem apenas dois objectivos - preservar "direitos" ilegítimos e continuar a dança do CONTRA.
Atacar o modelo de avaliação porque dá muito trabalho é intelectualmente desonesto - primeiro, porque o modelo é definido em cada escola, pelos professores, e há escolas onde foram escolhidos modelos simples de avaliação, não muito trabalhosos, o que deita por terra os argumentos falaciosos dos profs; segundo, porque é uma tentativa de esconder o essencial com um tema acessório. E o essencial é que um modelo de avaliação sem quotas não serve para porra nenhuma. Nem 8, nem 80. Nem podem ser todos maus nem podem ser todos excelentes. Se são todos iguais, o mérito não é reconhecido, o demérito não é penalizado. Ou seja, premeia-se o demérito, ao fim e ao cabo. Quando os profs atacam as quotas, na prática estão a demonstrar que apenas querem alinhar na mediocridade, na mediania, na evolução por antiguidade, sem esforço. Porque convenhamos, quem se esforça, rapidamente deixa de ser professor, certo?
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