Apenas a História


Somos o produto da nossa História. Somos assim, tal como os outros são como são, através da história comum e particular dos povos. Da memória. As “virtudes e defeitos” tiveram raízes no tempo e nas circunstâncias históricas. Inegável.

Todos vamos morrer um dia. Não há volta a dar-lhe. Alguma coisa perdurará do nosso ser, depois de mortos? Através dos nossos filhos e de todas as pessoas que connosco viveram de perto, deixaremos alguma memória, influenciaremos (muito ou pouco) as futuras gerações.

Hoje quase ninguém sabe qual foi a vida dos seus bisavós. E o sintoma do desconhecimento das raízes, da História, faz adivinhar que no próximo futuro, esta memória colectiva e individual se transforme de tal modo, que seja só objecto de investigação e interesse de poucos de nós. Ou não…

Não questionamos as grandes transformações do modo de vida dos humanos; a revolução da agricultura (a maior parte do tempo da humanidade), a “recente” revolução industrial, foram alterações que fizeram milhões de pessoas mudarem a forma de viver, os valores de vida mudaram de forma profunda e inimaginável antes delas. Embora, haja simultaneamente pessoas que vivem ainda na “1ª vaga”, as pessoas da 2ª vaga, nas últimas centenas de anos foram aumentando e fizeram, praticamente, o pleno.

Ainda há muita gente, hoje, que não acredita verdadeiramente que estamos a viver o início de uma nova era. A todos os níveis as coisas estão a mudar e rapidamente; o sentido é fácil de perceber: a 3ª vaga, um modo de vida completamente diferente dos anteriores, está a crescer irresistivelmente. Todos os dias ouvimos e lemos notícias que nos mostram esta realidade.

Imaginem que há 25 anos, não existia o Windows da Microsoft! Qual será o efeito da explosão da Internet, que acaba com o tempo e o espaço, que potencia a inteligência comum de milhões de humanos ligados, daqui a 20 anos? Não é possível prever. Novas áreas de interesse estão a nascer, quase sempre baseadas no conhecimento e na criatividade (estou a falar na bio-medicina, bio-genética, nas energias e no ambiente, na comunicação global); vejam-se a quantidade de empresas que aparecem ligadas a estas áreas.

Esta revolução de 3ª vaga já começou. Podemos gostar ou não, chamar-lhe Globalização ou outra coisa, mas é uma vaga de fundo que temos a obrigação de compreender e aproveitar a oportunidade para melhorar a nossa forma de viver. Ou não. Mas ela é imparável e haverá povos que a agarrarão, outros que não, tais como houve povos que se opuseram à industrialização.

Por isso somos apenas o produto da nossa História. Quando morrermos, a civilização humana continuará e, apesar de tudo, haverá uns mais felizes que outros. É claro que mesmo a civilização humana é insignificante face ao profundo Universo. É nada, como 1ª aproximação. Só ficará a História. Entretanto, as opções que forem sendo escolhidas ditarão o futuro das próximas gerações.

1 comentário:

Alex disse...

Excelente post. Muito bom. E acho bom que continues a alimentar este blog, que está moribundo.
Mas já temos tido boas discussões e estamos basicamente de acordo. Vivemos uma era da Grande Revolução. Em todas as áreas. O que me perturba é tanta gente que não se apercebe das transformações acelaradas em que vivemos.
E em termos políticos, parece que anda tudo a brincar, a discussão não passa de "fait hivers". As ideias políticas, a economia, o social, o Estado, o Mundo, está tudo em mudança vertiginosa e o que se discute?
Eu acho que nós, os portugueses, temos pouco tempo de Democracia, ainda não temos o hábito de pensarmos, ouvirmos os outros, alterar as nossas ideias iniciais para se chegar a conclusões. Tenho esperança que as novas gerações vão ser mais responsáveis. Porque o que sinto na Politica é que se está perante um jogo, e o que interessa é ganhar!
Saúdinha