Lá Vou Eu Falar do Novo Aeroporto Outra Vez

1. Em média o tráfego aéreo duplica em cada 20 anos. Isto quer dizer que aos 10 milhões de voos de 2006 vão corresponder cerca de 20 milhões lá para 2025. É óbvio que precisamos de mais aeroportos! (claro que podemos não acreditar nas previsões. Eu também normalmente não me fio nas previsões meteorológicas, mas o pior que me pode acontecer é apanhar uma molha)

2. Neste primeiro semestre de 2007 o grupo das companhias low-cost e os business-jets foram responsáveis pela totalidade do aumento de tráfego aéreo registado (cerca de 5%). Estas estatísticas vêm confirmar uma tendência já verificada nos dois últimos anos e tudo leva a crer que assim continue nos próximos anos até que estes dois sectores juntos detenham cerca de 40% do total do tráfego aéreo (estas previsões não levam ainda em linha de conta o novo fenómeno dos Very Light Jets que, apesar de não ser por enquanto quantificável na Europa, espera-se que se venha a impor como o novo grande motor do crescimento do tráfego aéreo).

3. Os próximos dois/três anos vão ser decisivos na definição dos novos standards da indústria da aviação e na redefinição dos espaços aéreos dos países da União Europeia (no caso de Portugal, por exemplo, é praticamente inevitável uma fusão dos espaços aéreos Português e Espanhol).

4. Na minha opinião não existe nenhuma razão para que Portugal não possa pensar que consegue implementar uma plataforma logística (de passageiros e mercadorias) que se consiga impor como uma das portas de entrada dos fluxos transatlânticos. Agora, mesmo sem ser especialista, não me é muito difícil perceber que querer fazer concorrência a aeroportos como Madrid, Londres ou Frankfurt utilizando o mesmo modelo do que o deles não é propriamente uma estratégia muito acertada.

Estes pontos são apenas considerações minhas que me levantam algumas duvidas sobre se os nossos decisores tem uma ideia clara do modelo de negócio que estará subjacente à construção de um novo aeroporto! É que se nao tem seria melhor deixar esses investimentos para quem tenha.

E só mais uma, porque se não desabafo, rebento: então mas a escolha da Ota para o novo aeroporto de Lisboa não estava integrada num planeamento estratégico de ordenamento do território e no desenvolvimento de uma estrutura intermodal da rede de transportes nacional? Então não há uma Ideia de desenvolvimento onde esta escolha estivesse bem fundamentada? Então e se havia tudo isto lá porque aparece agora um grupo de maduros com um estudo feito em 6 meses (que naturalmente nunca poderá levar em linha de conta as estratégias do governo para o desenvolvimento do pais) manda-se tudo às malvas? Então e se não havia nada disso, ninguém contesta o facto de o ministro nos ter tentado enganar? Então e o senhor ainda é ministro? Olhem, para mim, estes, jamé!

2 comentários:

Anónimo disse...

Olá Harpic

tenho a ideia, que pode ser errada, que não se quer competir com Madrid, mas sim com Barcelona.

Quer-se que Lisboa seja considerado o 2º aeroporto da Península Ibérica.

Não sei se Barcelona não nos ultrapassou, já, mas se ainda não aconteceu, não tarda.

Anónimo disse...

Ola Marta e bem vinda.

se estas a considerar o trafego total, Lisboa esta longe de poder aspirar a ser o 2o aeroporto da PI. Actualmente a Portela é o 4o aeroporto em termos de voos (a ordem é Madrid, Barcelona, Palma; Lisboa) e julgo mesmo que ja foi ultrapassado por Malaga em termos de passageiros. A diferenca entre Lisboa e Barcelona é na ordem dos 380 voos diarios para Lisboa e cerca de 900 para Barcelona.

Ja se estavas a considerar somente os destinos dos fluxos transatlanticos, Lisboa é de facto o 2o aeroporto da PI, mas aqui a competicao é directamente com Madrid que é o 1o (Barcelona recebe muito poucos destes voos).

A minha observaçao foi a defender a ideia de que Lisboa (que ja é hoje o 3o destino da totalidade dos voos que chegam à Europa vindos da América do Sul), usando uma estratégia adequada, poderia roubar alguns destes voos a Madrid, Paris, Londres, Frankfurt... e estabelecer uma plataforma logistica rentavel.

Naturalmente que eu nao faço ideia qual poderia ser essa estratégia!