Há Coisas que Realmente Irritam

Como todos, também eu já tive as minhas experiências de contactos com a Administração Pública. No entanto não há momentos que me irritem mais do que quando tenho que ir ao Consulado/Embaixada.

O público é essencialmente composto por emigrantes, visivelmente intimidados pelo facto de irem ter de lidar com os serviços da Republica mas ao mesmo tempo entusiasmados por estarem a confirmar os laços que os une ao país que é o seu. Em troca da timidez com que se dirigem ao balcão recebem uma iluminada soberba dos pedantes funcionários, exemplos máximos do nosso provincianismo bacoco, que nem sequer se dão ao trabalho de disfarçar o enfado com que explicam os “simplíssimos” processos da burocracia do nosso Estado. Dali nem um pouco de complacência para com o facto de alguns dos utentes nem dominarem completamente o Português, além de estarem habituados a lidar diariamente com uma outra administração onde os processos são naturalmente diferentes.

Por outro lado, se eu chegar vestidinho com o meu Armani cinzento, falar com palavras que eles não percebem e os olhar de cima para baixo, tratam-me logo por Doutor e se for preciso ainda me vão buscar o cafezinho.

Benditos representantes da Nação!

4 comentários:

Alex disse...

Este post fez-me lembrar "A Queda de um anjo".

Anónimo disse...

Camilo, nao é?

Nao li.

Alex disse...

Sim, Camilo.
Lê. Vale a pena. É hilariante.
Saúdinha

Anónimo disse...

já está na lista