Coisas Que Realmente Precisam de Ser Reformadas



Não conheço as propostas que se discutem sobre as alterações ao sistema eleitoral. Não domino os conceitos e os algoritmos que estão subjacentes aos diversos métodos que poderiam ser aplicados.

Mas sei que o actual quadro da AR não cumpre os requisitos. Os eleitores não sabem quem elegem e os eleitos não sentem a obrigação de defender quem os elegeu (e mesmo que quisessem os espartilhos partidários também não os deixavam). O dia-a-dia do Parlamento não serve para nada (no outro dia levei a minha filha a visitar a AR e depois fomos ver um bocadinho da sessão parlamentar: sem comentários).

Concordo com o Alex. Também a mim, e apesar das críticas mais comuns, parece-me que os círculos uninominais seriam um contributo para a correcção de alguns dos problemas. Claro que teria de se acautelar a proporcionalidade e a representatividade, introduzindo as necessárias variantes ou correcções, mas no geral acho que seria um sistema mais humano. Além de dar aos independentes possibilidades reais de serem eleitos.

Sem comentários: