EL DIABLO

Hugo Chávez ao subir à tribuna na Assembleia das Nações Unidas em Nova Iorque chamou Diabo a George W. Bush tapando o nariz pois cheirava-lhe a enxofre…
Este homem, militar de carreira, que tentou um golpe para chegar ao poder em 1992 foi preso e depois amnistiado, ganha as eleições em 1998 com o seu Movimiento V Republica e logo dissolve a Assembleia para eleger uma nova Assembleia Constituinte.
Alterou o nome do país para República Bolivariana da Venezuela, nacionalizou a indústria petrolífera, governou por decreto, sofreu contestação de todos os sectores do país, em 2002 e acabou por sofrer um golpe que o fez ir parar à prisão. Num contra golpe voltou à presidência e num referendo voltou a ganhar. Prepara-se para alterar a constituição para se eternizar no poder. Ao mesmo tempo prepara um exército com 2 milhões de homens com armas compradas aos russos . E vai fazendo os suas alianças, com Coreia do Norte, com o Irão e o seu grande companheiro, Fidel.
Tenta evangelizar toda a América do Sul para as suas teorias, assentes no conflito Norte-Sul através de uma canal de televisão.
Este ditadorzeco, com o poder que lhe advém de ser um dos maiores produtores petrolíferos, tornou-se um foco de instabilidade para o mundo.
E foram muitos como este, convencidos de que eram o Sol na Terra, que causaram muito sofrimento nos seus povos.
Se Bush é o Diabo, que poderemos dizer de Chavéz? Nos Estados Unidos, apesar de podermos não concordar com as suas políticas, sabemos que ali, a Liberdade, a Democracia, o Direito são valores intocáveis.
As Democracias Ocidentais têm que defender-se contra este tipo de ameaças. Como é que se admite esta falta de respeito por um outro membro das Nações Unidas?
E a total indelicadeza que foi de colocar cartazes com Sócrates ao lado… Este gajo é perigoso!
É contra todo o tipo de totalitarismos que eu sou. E não reconheço como Esquerda.
Saúdinha

2 comentários:

Rantas disse...

A retórica utilizada encaixa noutros epítetos - "eixo do mal", etc.

manolo disse...

É ler o João Carlos Espada no Expresso de hoje. Relativamente aos americanos, é ler "Da Democracia na América" de Toqueville, francês que escreve e conta aos franceses (em 1830's) como os americanos se organizaram em Nação- Federação de Estados. Chavez é mais um pequeno bandido que a História sempre teve e terá.