ACERTO DE CONTAS


Finalmente acertámos as contas com o Man United!
Antes do jogo, tentei ler tudo sobre o jogo. A capa d' A Bola estava bonita, Eusébio a pedir para se fazer história.
O Man United era favorito. Na bolsa de apostas era evidente esse favoritismo. Na TSF, José Augusto lembrava muito bem : Ninguém ganha sem jogar... e avisava que para o Benfica equilibrar era fundamental jogarmos com o 12º jogador.
A ansiedade era enorme, racionalmente sabemos que o Benfica não tem hoje equipa para o Man United, mas havia aquela fé, aquela vontade, a Memória do Benfica, grande da Europa e a sensação de que era a oportunidade para regressarmos a esse estatuto.
Logo no sorteio se perspectivou um grande jogo a encerrar a fase de grupos mas, sempre pensámos que nessa altura já estariam ambas as equipas apuradas. Afina, sucedia precisamente o contrário, precisavam, ambas desesperadamente, de ganhar !
Penso que à partida só podíamos esperar um bom espectáculo porque vencer era...um sonho.
Era um jogo do caraças ! Mas...há horas felizes !
A constituição não foi diferente da anunciada. Alcides a lateral, Nelson a fazer a ala direita, mais avançado e o regresso do Geovanni. Onde este jogaria ? Atrás do Nuno Gomes. Não. Foi a surpresa, pôr o Geovanni à frente do Nuno G. E foi brilhante.
Entrei no Estádio. Porta 13, Piso 1, Sector 17, Fila D, Cadeira 8.
Ao meu lado, um consócio avisou-me : - sou homem, para num jogo destes, fumar um maço inteiro !
O estádio está lindo. No piso zero distribuiram uns bate-palmas de plástico que faz um efeito porreiro.
O Vôo da Águia. Quem não viu, devia ver. E cada vez está melhor treinada. Faz circulos descendentes, até aterrar no Emblema e ser recompensada com um belo bife. É uma sensação arrepiante!
Vamos ao jogo! O Público está ao rubro, ninguém ouve os Ingleses espalhados por um sector lá em cima no 3º anel.
O ínicio foi aterrador ! Não conseguíamos saír com a bola, era o "Alivia!". Não dávamos três passes seguidos, eles não deixavam respirar e, ao contrário, jogavam com a bola rente à relva, ao 1º, 2º toque.
Marcaram, 0-1. Vai ser memorável. Vão ser cinco... Não, o jogo ainda não acabou e, "Há horas felizes..." Muito por culpa de Nuno G. o Benfica fez uma ou duas jogadas intencionais, e colocou-se melhor no meio-campo. O mais importante é a confiança. E o Benfica, ajudado pelo público, começou a ganhar confiança. E veio aquele salto de peixe.... Goooooooooooooolo.
Foi a vez do Benfica ser mais perigoso. Atrás, Leo e Petit não davam hipóteses ao "sportinguista" C. Ronaldo. Anderson com Nistelrooy ou Rooney, Luisão em todo o lado e Alcides com Giggs, à frente Beto e Nuno G. tentavam, mas era sobretudo Nélson que criava situações. E aconteceu. Um grande remate de Beto, de primeira, vinda da cabeça de um defesa. É golo. Virámos ! Foi sorte o golo ? Foi um grande golo !
- Está na hora ! Acaba o jogo !- ouvia-se por todo o lado.
Tínhamos que aguentar até ao intervalo, faltavam dez minutos. Se marcássemos o terceiro antes...Eles massacraram, mas sem chances. O árbitro perdoa uma falta ao Man United sobre o Giovanni marcando ao contrário e inventa uma falta perigossíma contra nós. Não há dúvidas que aqui, o Grande é o Man United. Alívio. Intervalo.
Não há substituições, o Benfica fechou-se, o Man United circula a bola mas não arranja espaços.O Público ajuda. Ajuda muito... SLB...SLB...SLB,SLB,SLB...Gloriosooo SLB, Glorioso SLB.
Vamos acreditar. Vamos fazer História. O Benfica, tal como tinha feito no Marítimo, veio para trás fechar-se completamente. Não gosto. É muito perigoso. Para conseguir defender 1-0 é preciso ser uma grande equipa... Felizmente temos dois centrais de luxo. Na minha opinião, Luisão é jogador de classe mundial, nomeadamente pela sua liderança!
C. Ronaldo foi substítuido. Fez o gesto com o dedo. É feio. Muito feio. Um jogador com aquele talento, não tem cabeça. Ele que pergunte o que é ser assobiado no Estádio da Luz, ao Rui Águas. Ele sabe, o C.Ronaldo não.
Uma chamada de atenção para Bruins Slot por ter entrado no meio do campo para "apressar" o Geovanni que fazia ronha para perder tempo na substituição. Foi bonito e deveria servir de exemplo. O Slot, não o Geovanni.
Ganhámos!! Estamos nos Oitavos. Venha o próximo.
O sonho de Glória continua.
Lembro-me das caminhadas pela 2ª circular, na extraordinária campanha com o Eriksson, onde tentávamos adivinhar o título da Bola do dia seguinte. A Bola de quinta-feira. Hoje o título foi bonito GLORIOSO. (habituei-me a ler "A Bola" e impressiona-me tanta gente a dizer que esta é um pasquim. Mas isso é assunto para outro post).
Onde podemos chegar ? Já foi bom chegar aqui. Dos tubarões não queria o Barcelona, Juventus, AC Milan e Ol. Lyon. Preferia o Inter. Também temos contas a ajustar com eles...
Somos agora nós a representar o país. Ninguém o representa melhor.
Saúdinha
(Este post é reproduzido no Revisão da Jornada)

Sem comentários: