O Dilema Moral




O Alex diz ali em baixo que A ÉTICA DA REPÚBLICA É A LEI!
É verdade que na altura não comentei, mas não concordo com a posição (a polémica faz parte da nova estratégia de marketing do Merdex).

A posição do Alex toca um relativismo que não partilho e que, na minha opinião, abre a porta a situações que nunca poderia tolerar. Ao negar a existência de uma moral fora da lei o Alex está precisamente a fazer o que não queria: está a impedir o livre arbítrio de distinguir entre o Bem e o Mal e está a entregar, de bandeja, esta distinção a terceiros.

Quando diz que “Nada impede que cada um, individualmente, possa agir conforme a Ética. A sua.” não é verdade: na sua óptica há – é a Lei!

Compreendo que o Alex odeie “todos os grupos moralistas que julgam ter a Verdade”. Eu também os odeio (!); mas isso tem mais a ver com uma questão de mentalidades do que com um dilema moral.

2 comentários:

Alex disse...

A polémica está no embrião do Merdex!
A ética da República é a Lei!
A Ética e a Moral são relativas. Existe um código moral da nossa civilização e esse está incorporado na Lei (ou devia estar, a Lei á a instituição mais lenta de todos).
A adopção de crianças por casais de homosexuais, a eutanásia, o aborto são tudo questões que dividem moralmente. É evidente que os valores culturais, sociais e religiosos não são uniformes.
Não existe uma moral única. Por isso, só pode ser as leis, a justiça a resolver as questões conflituosas. É um avanço da civilização o Estado de Direito.
Ninguém pode, ou deve, apelar para as questões morais. A única sanção moral é a pública, na familia, no trabalho, nas eleições...
Saúdinha

Anónimo disse...

Só te estava a chamar a atencao para o facto de que o teu excesso de relativismo poe em causa valores que para mim sao Naturais: como a Liberdade.

Na minha concepcao da vida existe uma moral única, universal, Natural. Ela incorpora valores como a Liberdade, o direito à propriedade, o direito à vida, o direito a usufruir do ambiente .... Nao há Lei nenhuma que algum dia me possa tirar esses direitos! Pode condicioná-los mas a minha luta será sempre no sentido de os recuperar. E nesta luta eu apelo à moral.

Naturalmente que esta moral também me traz obrigacoes: como o respeito pela Liberdade e propriedade dos outros.