Curtex

Turquia
A forma com estão a ser conduzidas as negociações para a integração da Turquia na União Europeia não estão propriamente a ajudar muito à causa do entendimento entre o Ocidente e os muçulmanos. Seria melhor definir de uma vez por todas se “sim ou sopas”!

Corrupção
O João Cravinho continua a sua cruzada contra a corrupção concretizando as suas acusações sem recurso a subentendidos e meias-palavras. Um relatório da Transparency International colocou-nos como um dos países da União Europeia com um mais elevado índice de corrupção. O Presidente da Republica também já se manifestou sobre o assunto. Será que é desta que a denuncia deste “cancro” que fustiga o país se vai tornar num desígnio nacional? E o Governo, o que diz?

Eleições nos Estados Unidos
A vitória dos Democratas é uma boa notícia para todos. É meio caminho para retirar a América de uma trajectória que não estava propriamente a visar a procura de soluções para enfrentar os grandes desafios mundiais. O outro meio espera-se que venha daqui a dois anos com a eleição de um presidente Democrata e com a diminuição da influência dos neo-conservadores (Barack Obama!)

Aquecimento Global
Acredite-se ou não mas ainda anda por ai muita gente a achar que esta coisa das alterações climáticas, e o catano, são coisas de esquerdalhos pintados de verde que nem sequer sabem dar um no de gravata!

Julgamento de Saddam Hussein
Só para que fique registado eu sou contra a condenação à morte do Saddam. Por duas razoes: primeiro, e mais importante, porque sou contra a pena de morte. Segundo porque acho que esta sentença não vai ajudar nada na resolução dos problemas do Iraque.
PS: O facto de a sentença ter sido dada dias antes das eleições americanas é bem demonstrativo do que para aí vai!

1 comentário:

Alex disse...

De facto a questão turca está a tornar-se um grande problema. As negociações continuam mas ninguém percebe se é real a vontade da integração. Já há muitos responsáveis na Turquia que acham que a UE está a exigir mais e mais para nunca chegar a aceitar o alargamento. Seria bom que a UE estabelecesse o que exige e desse um prazo. Desta maneira apenas se está a agravar potenciais conflitos.
A corrupção é sinal de subdesenvolvimento. Infelizmente Portugal vive na corrupção, desde a mais insignificante (a cunha) até a mais grave. É uma das lutas que deveríamos empreender, desde a escola.
Concordo que a vitória dos Democratas é bom para o mundo. Não acredito é que possam saír do Iraque (aliás, não é o Congresso que pode decidir isso, embora controle o financiamento). O que espero, além de outra atitude, é a adesão ao TPI e a Kioto.
O aquecimento global é uma catástrofe mundial, segundo muitas organizações. Retirando os cenários exagerados (?) é evidente que a manutenção da qualidade de vida do planeta é uma obrigação que temos perante as futuras gerações.
Não concordo com a pena de morte. Este julgamento será sempre conotado como um julgamento dos vitoriosos, e não sei se terá repercussões positivas na evolução politica do Iraque.
Saúdinha