VAI HAVER SEGUNDA VOLTA ?


Chegámos finalmente ao fim da campanha.
Campanha triste, pobre, miserável. Não consegui perceber qual os grandes ideais, os grandes principios dos candidatos. A grande mensagem foi : eu vou dar mais estabilidade do que tu ! E pouco mais...

Ninguém falou do papel de Portugal no mundo, no que poderia representar o Presidente como elo de ligação entre toda a comunidade lusófona, desde as Américas, Brasil, Áfricas, passando pela Europa até ao Oriente, China e Japão e ainda Timor. Somos um país tão pequeno e ao mesmo tempo tão grande. Será que não seria possível o Presidente fomentar e construir uma grande plataforma cultural e que se tornaria económica e depois até política? Não são os países irmãos ? Não temos uma Língua e uma História que nos une ?
E em relação à Europa, alguém ouviu dizer qualquer coisa ? Depois dos não à Constituição Europeia, da dificuldade em chegar a um orçamento (que foi agora chumbado pelo Parlamento), do alargamento, da questão turca, da questão da Imigração. Alguém falou disso ? Mas não deviam falar ? E da Defesa ? Deverá Portugal manter-se na Nato, aprofundar uma defesa própria no seio da União Europeia ou não ? E quanto à ameaça do Terrorismo ? Nem uma palavra ! E neste momento que cai uma sombra sobre o Mundo com a questão Iraniana?
Nada. Nada! Nada !

Em vez disso, fala-se em golpe constitucional, fala-se do passado, fala-se da governação, chegou-se ao cúmulo de, algumas candidaturas clamarem pela intervenção presidencial sobre os aumentos da Função Pública...

Enfim, vai chegar ao fim esta campanha.

E será que vamos ter que aturar outra campanha ? As sondagens têm vindo a mostrar uma queda de Cavaco. Neste momento é uma probabilidade séria, termos uma segunda volta.
Os indecisos, ao que dizem cerca de 10%, são na maioria eleitorado próximo do PS, que não se sente representado por nenhum candidato.

Sou de opinião que se esse eleitorado se mobilizar por qualquer razão (não estou a ver qual) e for votar, vamos ter 2ª volta, caso contrário fica já tudo resolvido.

Cá por mim, que me incluo nesse eleitorado, já decidi. Fico em casa.

Saúdinha

3 comentários:

manolo disse...

Essa é a grande incógnita. As sondagens apontam para a vitória de Cavaco à 1ª mas com os indecisos e a quebra nas sondagens nos últimos dias, a 2ª volta não é uma miragem. E como tenho dito, numa 2ª volta a probabilidade de Cavaco perder é bastante grande.

Rantas disse...

Já passou.
As sondagens nesta campanha é que foram uma vergonha

Anónimo disse...

Pois é: a foto que o Alex usou para ilustrar o post é bem demonstrativa do que as sondagens tentaram "fazer parecer".