QUANDO ERAS CRIANÇA HAVIA O CANAL PANDA ?


Esta foi uma pergunta da filha de 7 anos. Questão que fez este intrépido repórter ter uma vertigem.
Estou velho, pensei. Eu tinha dois canais, melhor, um e meio e a preto e branco. E, de repente, tenho a noção da velocidade da mudança. Desde o tempo da Gabriela, o que isto mudou ! Lembro-me dos Natais dos hospitais, do festival da canção, dos Pequenos Vagabundos, do Wickie, do HomemRico Homem Pobre...
O nosso quotidiano, hoje em dia é tão diferente. Hoje, lembrar-mo-nos do 1984 do George Orwell ou do 2001, Odisseia no espaço é perder-mo-nos nas memórias de um passado longínquo. E no entanto, ao tempo, aquilo era o futuro ! E quem não se lembra do Spectrum ?...
Isto mudou tão depressa que nem nos apercebemos da diferença que era há 20 anos.
No nosso tempo não tínhamos a coca-cola nem o Mac Donalds, hoje as crianças vão ao Toys r Us, onde há tudo o que faz sonhar. É impressionante a diferença, e aterrador se tentarmos perceber como vai ser o quotidiano dos filhos dos nossos filhos.
Hoje já me custa a ligar a televisão, tenho cinco comandos, um da televisão, um do video, outro da TV Cabo, mais um para o DVD e ainda outro não sei bem para quê !!
No meu tempo havia o on/off!
Na minha opinião houve duas grandes revoluções, uma o aparecimento do cartão Multibanco e a outra o telemóvel.
Hoje coisas tão banais nos nossos dias mas que passando a cassete atrás, são duas alterações no nosso modo de vida assombrosas. E depois a Internet !
Quem quer tentar adivinhar o que aparecerá mais para mudar as nossas vidas ? É que vão aparecer e cada vez mais rápidas.
Estava este vosso repórter a pensar nisto, aguardando o sinal verde para peões, numa rua muito movimentada da capital, quando verificou que mais de 90% dos automóveis apenas transportam os condutores. É impressionante ! Convido os leitores a fazer essa experiência. E um dos males deste futuro é o espaço fisico que vai sendo pouco para tantos automóveis. Seria possível incentivar/obrigar as pessoas a andarem com pelo menos duas pessoas no automóvel ?
Como ?
Deixo-vos com esta minha máxima : tudo o que ainda aí vem é melhor do que o tempo que passou, pois este já passou...
Saúdinha

Sem comentários: