Cheira a Lisboa

Sou lisboeta, mas não vivo na cidade. Não voto nas eleições na Câmara. Pelo que vi e ouvi, acho melhor para a cidade que ganhasse a Helena Roseta. Mas a esperada vitória de António Costa é também melhor que qualquer outra à excepção da experimentada arquitecta, agora independente. Para além de me parecer bem preparada tecnicamente (em comparação com os conhecimentos dos "dossiers", o Fernando Negrão foi hilariante), a sua proposta é o trabalho em conjunto, sério, para dois anos. Não querer fazer "grandes obras e transformações", mas promover as pequenas acções, possíveis e, no fundo, fazer renascer uma cidade que pode e deve ser uma boa cidade para viver e visitar. Carmona parece que ficará em segundo, e estará disposto a trabalhar com Costa e Roseta. Negrão será oposição. O Sá Fernandes, que é uma mais-valia para a população de Lisboa, pode participar constructivamente neste governo da cidade. O do PCP será oposição moderada.
As cidades europeias, não só as grandes, têm uma vida, uma animação, motivos de interesse, e parecem ser (que admiração), pensadas para usofruto das pessoas. Especialmente aos fins-de-semana, obviamente, pois é quando todos estamos disponíveis e com vontade para "a vida" os "motivos de interesse" e queremos "usufruir".
Em Lisboa, toda a Baixa, Chiado, Rossio, Praça da Figueira, Largo Camões, etc, estão "fechados para week-end". As lojas, restaurantes, não há residentes (no Rossio, actualmente há um ;1 residente), tudo está às moscas. Isto é o mal. O diagnóstico. A solução também é partilhada por todos: trazer habitantes, classe média sobretudo, tirar trânsito, resolver estacionamento, integrar o Tejo na cidade, etc.
Serão capazes?

1 comentário:

Alex disse...

Boa análise. Concordo com quase tudo. Eu sou Lisboeta e trabalho em Lisboa. E o problema é mesmo este: ninguém vive em Lisboa. O caminho tem sido sempre o de ir povoando os limites da Cidade e desertificando o centro. É arrepiante irmos a qualquer grande cidade da Europa à noite e compararmos com Lisboa.
É urgente povoarmos Lisboa. Para mim, o mais importante seria Roseta e Carmona terem excelentes resultados. Mas farei um post sobre as intercalares de Lisboa.
Mas parece que o Merdex é unânime!
É coisa rara!
Saúdinha