Função Pública; um diagnóstico

Os salários públicos consomem 60.7% das receitas de impostos.
Destas remunerações, 66.7% são absorvidos pelos Ministérios da Educação, Ensino Superior e Saúde. Os funcionários públicos com vinculo vitalicio ao estado é de 81.7%.
Despesas de pessoal (função pública) relativamente ao PIB: 14.5%

Estes alguns números que foram publicados (Visão, 708, 28 Setembro 2006). Assim é fácil de concluir que para o Estado baixar a despesa, e se esta é constituida, fundamentalmente, por salários de professores e de médicos não se vislumbra outra forma a não ser "atacar" os salários dos professores e médicos. Ou haverá outra forma?

2 comentários:

Anónimo disse...

Eu nao percebo nada de economia e muito menos de financas publicas, eu nao percebo nada de medicina e tenho um desconhecimento quase total de como funciona o SNS, eu confesso que estou um pouco distanciado da realidade do ensino em Portugal e a minha opiniao é essencialmente formada "pelo que ouco", eu nao tenho vinho....

mas quere-me parecer que qualquer "outra forma" é tapar o sol com a peneira!

Alex disse...

É evidente. Para de diminuir a despesa, embora se possa falar em reestruturações, de rigor, de tornar mais eficaz os recursos humanos, é tudo verdade. Mas se não se mexer nas despesas de pessoal... nuca descemos a despesa. E temos que encarar esta inevitabilidade. Só com uma despesa mais baixa se poderá baixar impostos!
Saúdinha