O ENVELOPE 9?


A Justiça é dos sectores que mais necessita de reforma. Sem a Justiça o país não progride. E, aos olhos do leigo (eu) essa ansiada reforma não avança. Sei que vem aí a reforma do Código Penal, mas de resto…
Quem é o ministro? Aposto que poucos sabem.
O que sabemos todos são dos casos que não avançam ou que são arquivados por falta de provas ou que há condenação mas que o tribunal superior manda anular.
Houve um grande burburinho acerca das férias judiciais, medida altamente demagógica.

Mas escrevo este post, não para discorrer sobre a Reforma da Justiça, mas para cantar a minha revolta, a minha angústia, a minha estupefacção para o epílogo do caso do “envelope 9”.
Como todos se lembram, fazia parte do processo Casa Pia, uma lista de telefonemas feitos a partir de certos telefones. Estes telefones pertenciam a várias pessoas entre as quais muita gente alta na hierarquia do Estado, nomeadamente o Presidente da República. Como se recordam Souto Moura foi chamado de imediato a Belém onde lhe foi exigido esclarecimentos com carácter de urgência. Segundo Souto Moura um processo urgente é coisa para três meses. Seguiu-se o episódio da busca ao 24 Horas, jornal que tinha dado a noticia. Apesar de parecer que se estava a tentar passar as culpas aos jornalistas, lá continuamos à espera de conhecer que raio de motivos havia para o Presidente da República constar dum processo de pedofilia! Depois de confiscarem os computadores à procura de não sei o quê … silêncio.
Já temos outro presidente e soubemos na semana passada que o Tribunal da Relação mandou arquivar o processo pois considerou a busca ilegal!!
Acreditam nisto? É inacreditável! Já percebemos que estes nomes aparecem associados a este processo, presumimos (?) que não têm nada a ver com o dito mas ninguém sabe porquê, ninguém sabe como e ninguém sabe quem!

Mandem o senhor para casa. Depressa. Sejam caridosos. Para quê prolongar toda esta agonia? Ó Souto Moura vai pró c­______o!

Saúdinha

1 comentário:

Rantas disse...

Este caso do "envelope 9" é apenas mais um da longa lista de incompetências diversas, imbecilidades avulsas, arrogâncias várias do nosso sistema de justiça (a minúscula é propositada...)