O PROFESSOR SALAZAR



No Expresso da semana passada saíu uma “notícia”, em destaque sobre a discussão na blogosfera acerca do resultado do concurso da RTP sobre os melhores Portugueses de todos os tempos.
Dizia-se que Salazar seria o mais votado até esta altura. A notícia carece de fundamento pois Maria Elisa, coordenadora do concurso afirma desconhecer quais os resultados, e só em Março os poderia saber. A empresa auditora também não confirma e esclarece que não pode divulgar o resultado.
Assim, parece-me que a noticia do Expresso não tem outro objectivo que não seja o de querer discutir a possibilidade de Salazar ser considerado o melhor português de todos os tempos.
Sabemos que Salazar não estava na lista inicial da RTP e foi por pressões várias que foi incluído. Agora sabemos que há rumores, que admito possam ser verdadeiros, de que é o mais votado.
Daqui tiro já duas conclusões: a primeira é que a RTP deve ter aprendido que nem tudo se deve pôr a concurso, pois o resultado deste pode ser um grande engulho para todos. A segunda é que há portugueses que gostariam que Salazar ganhasse este concurso.
Na minha opinião isto é mais sério do que aparenta. É a forma como o povo Português se revê na sua História. Eleger Salazar como o melhor português de todos os tempos é a negação de todo o percurso que tivemos após o 25 de Abril. A Liberdade, a Democracia, a União Europeia, o Desenvolvimento, o Ensino, que, ninguém pode negar, alcançámos com a revolução, é completamente desvalorizada em função de… quê? Quem quer, hoje em dia, uma sociedade totalitária, autoritária, sem liberdade, de imprensa, de expressão, de censura, de tortura, de isolamento, de ignorância, clerical, racista, de miséria, uma sociedade do orgulhosamente sós? Quem quer? Aceito que há uma certa ideia de Portugal, Deus, Pátria, Família que tem o seu encanto, e que nos traz valores hoje mais ou menos esquecidos. Mas sejamos sérios. Minimamente razoáveis. O melhor português de todos os tempos?? Que país seria este, que ao derrubar um regime após 48 anos de ditadura foi para a rua em festa, e passados 30 anos quer o regresso desse regime? Não acredito. Há uma outra razão.
É, na minha opinião, um sinal para a classe política. Estamos todos fartos de um país adiado. É um aviso para os partidos. O povo já não vos pode ver. Queremos um país que nos orgulhe.

A propósito de Salazar vou contar-vos uma história.
Conheço alguém já reformado, que trabalhou num banco. Nesse banco havia um funcionário que era da terra de Salazar e tinha convivido com ele, frequentando, inclusive, a sua casa. Conta esse senhor, que Salazar tinha na sua mesa de trabalho três cestos: o de cima destinava-se a assuntos entrados. O segundo dizia: assuntos em tratamento. No terceiro estava: assuntos que o tempo há-de tratar! É fantástico. É genial. De facto todos sabemos que existem assuntos que só o tempo resolve!
De tempos a tempos Salazar ía ao terceiro cesto, lia um processo e exclamava: este assunto já está tratado!
De facto (e tendo como verdadeira esta história) acho que é genial na sua simplicidade!
Saúdinha

A LUTA CONTINUA


Na sequência de um relatório da Inspecção Geral de Saúde que recomendava um sistema tecnológico para o controlo da assiduidade dos médicos nos hospitais, e respeitando uma lei de 1998, as administrações hospitalares preparam-se para introduzir um sistema de controlo da assiduidade e pontualidade dos médicos, através da impressão digital numa máquina, substituindo o sistema actual de assinatura no livro de ponto.
A reacção dos médicos não se fez esperar: um comunicado do Conselho Regional do Porto da Ordem diz que o método não é adequado ao exercício da actividade médica. E porquê? Considera que a medida reduz a actividade médica a um exercício essencialmente burocratizado, que ignora a dignidade que deve atribuir-se à profissão médic, etc, etc...
E mais, aconselha a nenhum médico iniciar um acto médico que pela sua natureza e pela possibilidade de se poder prolongar para além do horário de trabalho possam afectar a assistência médica ao paciente. E quer saber do parecer da Comissão Nacional de Protecção de Dados!
É infame! Querer controlar a assuididade dos médicos é um ataque furioso aos seus direitos!
Os médicos estão a ser atacados! Querem saber a que horas entram e a que horas saiem e isso, é indigno da profissão médica! É um ultraje ao seu profissionalismo! É um atentado à defesa dos seus dados pessoais. É negar uma boa assistência aos doentes! É, de facto, uma medida inacreditável!
QUEREM CONTROLAR A ASSIDUIDADE DOS MÉDICOS!!!!
Assim, este país não avança! Mas a luta continua!
Saudinha.

O ESPÍRITO DO NATAL.


Gosto muito da época do Natal. Gosto da árvore de Natal. Gosto do presépio de Natal. Gosto das luzes do Natal. Gosto das férias do Natal. Gosto do frio do Natal. Gosto do sol do Natal. Não gosto das compras de Natal. Gosto de dar presentes de Natal.Gosto de receber presentes de Natal. Gosto da família junta no Natal. Gosto dos almoços e jantares de Natal. Gosto de rever tantas pessoas no Natal. Gosto das lamechices do Natal. Gosto do Pai Natal. Gosto do Natal dos Hospitais. Gosto da patinagem artística no Natal. Gosto do Música no Coração no Natal. Gosto do futebol no Natal. Gosto do ano que vai começar. Gosto das cartas ao Pai Natal. Gosto das memórias do Natal.
Enfim, gosto muito do Espírito de Natal!
Muita Saúdinha.