UM BLOG


Como sabem o Merdex não linka ninguém a não ser...os familiares e amigos. Mas gostaria de recomendar um excelente blog, que acompanho à pouco tempo. É um blog desalinhado e muito interessante. Recomendo vivamente http://o-amigodopovo.blogspot.com/

MEMÓRIAS - O CUBO MÁGICO

Quanto tempo passámos, os da minha geração, a resolver o Cubo?
Saúdinha

DOCUMENTE-SE!


Marcelo Rebelo de Sousa é o exemplo primeiro para o comentador Global. Ele discorre sobre tudo como se estivesse a dar uma aula. Ele é a Verdade. Concordo que ele é, por vezes brilhante, com uma capacidade de comunicação especial e com dotes de convencimento que ninguém duvida do que ele diz. Tenho repulsa por este tipo de “arquétipos” do sucesso, tipo rei na barriga, sempre subentendendo “ Pois, pois,… Fui eu que tive essa ideia…” ou “Eu é que disse…” “Eu tenho a solução única…”
Infelizmente temos muito disso, basta fazer zapping na Televisão, na Rádio, Jornais e Revistas: são sempre os mesmos!
Vem isto a propósito que vi o Marcelo no seu programa de domingo (num telejornal de 2ª feira, que há falta de tema, vivem a passar os seus fabricantes de temas) dizer, com aquela certeza toda, até com uma ponta de ironia : A Federação Portuguesa de Futebol não tem autoridade pois foi ela própria, que empurrou o Gil Vicente para os tribunais…Está no próprio fax da FPF!
Por acaso (melhor, por hábito diário) li A Bola nessa 2ª feira. E estava lá, escarrapachado, o tal fax, assinado por Amândio Azevedo, na íntegra.
Afinal, o que a FPF diz é muito simplesmente, que se considera incompetente para julgar a legalidade do contrato de Mateus com o… Lixa! O Gil reclamou do contrato amador de Mateus mas a Federação não tem que saber se o contrato de um contínuo é legal ou não. São os tribunais. Foi isto que o fax dizia.
Meu caro Marcelo, o senhor professor sabe tanto… mas nem precisa de saber do que fala? Se calhar isso nem lhe interessa. Tem uma audiência à sua espera e não tem tempo. Ouviu trechos da entrevista do Fiúza não foi. Mas que ideia tem dos seus próprios comentários?
Senhor Professor : documente-se!
Saúdinha

MEMÓRIAS - ZAPPA


Decidi, com a devida vénia ao RdM, colar também algumas memórias. Qualquer memória minha e certamente de outros. É também uma homenagem à ideia do RdM.

INDEPENDÊNCIA...JÁ!

O governo publicou no seu site uma lista negra dos maiores devedores ao fisco. Individuais e Empresas. Acho uma boa medida. Andamos todos a dizer que há fuga e evasão fiscal, é um dos maiores problemas reconhecido a nível internacional. É uma questão cultural dizem muitos. Não sei se é, sei que a justiça passa por todos contribuírem na medida do seu rendimento. Passa por todos cumprirem a lei. E é também uma questão de competitividade entre as empresas. Se há uma empresa que foge às suas obrigações fiscais diminui os seus custos e torna-se mais rentável do que aquela que cumpre. Isto é distorção do Mercado. E a consequência mais lógica é aquela que cumpre das uma uma : ou abre falência por não conseguir competir ou deixa também de pagar impostos para poder concorrer. Como se resolve? Fiscalização é a resposta lógica. É verdade. Mas se pudermos alterar mentalidades, se a sociedade condenar moralmente os prevaricadores, se esses se sentirem mal, se sentirem uma repulsa social, ao contrário do que acontece hoje que todos se vangloriam de enganar o fisco, então andamos um passo em frente nessa luta.
E é sintomático que dos cerca de 3000 notificados, apenas foram listados duzentos e pouco. Os outros foram a correr pagar as dívidas, e consta que entraram uns milhões de euros. A seguir será publicado a lista dos devedores à Segurança Social. Também o Estado prometeu listar as suas dívidas. É, na minha opinião, o caminho certo. O caminho da transparência e da salutar relação entre os agentes económicos e o Estado. E agrada-me o consenso geral em torno desta medida. Fico estupefacto quando vejo e leio opiniões chamando ao dia da publicação da lista negra como o Dia da Infâmia (justificando, basicamente, como um atentado à privacidade individual e um estímulo à falsificação das declarações). Enfim, a opinião é livre. Eu diria que infâmia é não pagar impostos. (ver blog Blasfémias).
A lista negra listou os devedores portugueses. Alto. Nem todos. Os devedores madeirenses, por ordem de S.Exa o Presidente Alberto João Jardim, não constavam dessa lista. Não conheço a lei, e portanto se é legal o que AJJ determinou. O que sei é que é aberrante o resultado. Se o Governo da República tem um objectivo e cria instrumentos, estes devem ser para toda a República. Defendo a autonomia, mas não admito que nos objectivos tão importantes como o combate à evasão fiscal, a Madeira fique de fora. E porque razão o soba da Madeira decidiu assim? Não sei, nem interessa. Parece-me que já estamos todos tão fartos dele que defendo a Independência da Madeira.
Independência já!!
Saúdinha

A FORÇA DA ONU


A guerra continua e o mundo continua a assistir à destruição de um pequeno país.
Condoleeza Rice diz que o cessar fogo está iminente, mas todos sabemos que a força de interposição só chegará depois de Israel conseguir os seus objectivos.
A Comunidade Internacional e nomeadamente a ONU vê-se impotente.
Há dias numa conferência de imprensa do primeiro-ministro de Israel ao lhe ser perguntado como reagiria caso a ONU votasse uma resolução que fosse desagradável para Israel.
Ehud Olmert teve um momento de pausa, olhou o jornalista e após uma boa gargalhada disse : Mas a ONU já teve alguma resolução que nos desagradasse?

Assim se vê a força da ONU…

Saúdinha

O ENVELOPE 9?


A Justiça é dos sectores que mais necessita de reforma. Sem a Justiça o país não progride. E, aos olhos do leigo (eu) essa ansiada reforma não avança. Sei que vem aí a reforma do Código Penal, mas de resto…
Quem é o ministro? Aposto que poucos sabem.
O que sabemos todos são dos casos que não avançam ou que são arquivados por falta de provas ou que há condenação mas que o tribunal superior manda anular.
Houve um grande burburinho acerca das férias judiciais, medida altamente demagógica.

Mas escrevo este post, não para discorrer sobre a Reforma da Justiça, mas para cantar a minha revolta, a minha angústia, a minha estupefacção para o epílogo do caso do “envelope 9”.
Como todos se lembram, fazia parte do processo Casa Pia, uma lista de telefonemas feitos a partir de certos telefones. Estes telefones pertenciam a várias pessoas entre as quais muita gente alta na hierarquia do Estado, nomeadamente o Presidente da República. Como se recordam Souto Moura foi chamado de imediato a Belém onde lhe foi exigido esclarecimentos com carácter de urgência. Segundo Souto Moura um processo urgente é coisa para três meses. Seguiu-se o episódio da busca ao 24 Horas, jornal que tinha dado a noticia. Apesar de parecer que se estava a tentar passar as culpas aos jornalistas, lá continuamos à espera de conhecer que raio de motivos havia para o Presidente da República constar dum processo de pedofilia! Depois de confiscarem os computadores à procura de não sei o quê … silêncio.
Já temos outro presidente e soubemos na semana passada que o Tribunal da Relação mandou arquivar o processo pois considerou a busca ilegal!!
Acreditam nisto? É inacreditável! Já percebemos que estes nomes aparecem associados a este processo, presumimos (?) que não têm nada a ver com o dito mas ninguém sabe porquê, ninguém sabe como e ninguém sabe quem!

Mandem o senhor para casa. Depressa. Sejam caridosos. Para quê prolongar toda esta agonia? Ó Souto Moura vai pró c­______o!

Saúdinha